Imagem

Manu à mesa (biscoito de azeite e vinho)

E daí que um belo dia eu estava lendo um post no papacapim e ela falava de um biscoito italiano feito de vinho branco e azeite. Na hora eu fiquei aguada. Acessei o site do bendito (aqui), anotei a lista de ingredientes e fiz uma busca pra ver se eu achava alguma receita parecida. Tudo o que encontrei foram algumas receitas com semolina e azeite, de onde eu tirei algumas quantidades pra adaptar o meu biscoito.

Da primeira vez fiz assim: 1 e 1/2 copo de sêmola de grano duro, 1/2 copo farinha trigo branca, 1/2 copo azeite extra-virgem, 1/4 col. sopa de fermento biológico seco, 1/4 copo vinho branco, pitada de sal e outra de açúcar demerara, só pra ajudar o fermento. No fim o fermento não fez tanto efeito. Também achei que foi azeite demais. Amassei bem com as mãos, mas não deixei crescer. Achatei a massa na assadeira e cortei em círculos com um copinho de licor. Assei por 30 min em assadeira de pedra. Ah, por cima de alguns eu coloquei sal rosa ou orégano ou páprica picante ou açúcar demerara ou açúcar mascavo ou alfarroba ou não coloquei nada. Os biscoitos foram super aprovados e de fato ficaram bem gostosos. A Manu comeu o sem nada, o de orégano e o de alfarroba. Mas apesar de terem ficados gostosos, achei que precisam ser melhorados.

IMG_20150309_162755199

a primeira tentativa

Ai depois de um tempo resolvi fazer de novo esses dias, até porque minha sêmola tinha acabado. Só que dessa vez eu estava sem vinho branco e fiz com o tinto mesmo (funcionou, mas com o branco fica mais suave). Dessa vez a receita foi: 75ml de azeite extra-virgem, 75ml de vinho tinto, 1 cc sal rosa, 1 cc demerara, 1 e 1/2 copo de sêmola de grano duro. Dessa vez não pus fermento. Assei novamente na assadeira de pedra, 30 min, colocando sal negro ou sal rosa ou orégano ou páprica ou demerara ou nada sobre eles. Ficou bem gostoso, um pouco mais compacto que o outro, talvez.

IMG_20150514_185340124

a segunda tentativa

IMG_20150515_164710816

Agora quero fazer um levain novo, já que o meu morreu, e tentar com ele, deixando um tempo pra massa fermentar. Uma hora eu chego lá…

Deixe um comentário